quarta-feira, 22 de junho de 2011

ZÉ DO BANDONEON

Hoje, gostaria de contar a história de um senhor, que não deixou de realizar um sonho. Ele é conhecido como ZÉ DO BANDONEON. É um senhor de 87 anos que toca nas praças e feiras em Curitiba, e em alguns lugares onde é contratado, pois seu talento é incrível.
Para quem não sabe o Bandoneon é o principal instrumento utilizado numa orquestra de tango. Ele lembra uma acordeon, apesar de ser bem diferente ( se é que me entendem). Na minha opinião um instrumento dificílimo de tocar.
O ZÉ, cresceu em família com sangue musical, seu pai era músico, e ele foi seguindo os passos. E se apaixonou pelo encantador Bandoneon. Por dificuldades da vida parou de tocar para ajudar no trabalho da família. Mas a tentação da musica sempre o perseguia.
Quando casou, resolveu vender seu Bandoneon, que havia ganhado do pai, para, como ele mesmo disse a um repórter, "se ver livre da tentação".
Mas como a musica corria em suas veias, alguns anos depois adquiriu um novo bandoneon. E assim tocava em festas da família, em casa para distrair.

Então a idade foi chegando, e a depressão do "não fazer nada" começou a abatê-lo. Nessa época morava em Curitiba. Pensava em tocar nas ruas, mas sua timidez o impedia.
Aos 74 anos, em 1998,  conheceu um amigo que tocava saxofone. Então começaram a tocar juntos nas praças e feiras. Infelizmente o amigo partiu 3 anos depois. Mas seu ZÉ continuou.
Era isso que movia sua vida. Era isso que o fazia feliz. Com o tempo a catarata lhe tirou parcialmente a visão mas ele continuava seu trabalho musical, agradando a todos. Gravou alguns CDS, com músicas maravilhosas.
O mais incrível de tudo, é que com 87 anos, ele sabia de cor todo seu repertório, nunca lia uma partitura, adaptou músicas como obla-di-obla-da dos beatles, entre muitas outras. Realmente um artista incrível.
Ele é um exemplo, de que sempre é tempo para realizarmos nossos sonhos, independente de idade, e mesmo que esse sonhos seja lá dos tempos de criança. As limitações estão em nossa mente e não em nosso corpo e idade.
Na verdade ZÉ DO BANDONEON, é meu avô. Se chama José Antônio Scholtz. Ele partiu no dia 02/06/11. Mas viveu até o último instante, aquilo que corria em suas veias : MÚSICA.
Se repararem, em nenhum momento falei em era, foi, chamava. Pois acredito, que onde quer que ele esteja, com certeza, está   alegrando à todos com seu BANDONEON.
Ele foi simplesmente um exemplo do NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS, independente das condições, idade e tempo.
Para quem gostaria de ver e ouvir o trabalho dele é só acessar os links abaixo;
http://www.youtube.com/watch?v=JagYTxthe6k

http://www.youtube.com/watch?v=PKLUDGJaJUM&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário