quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Meu amor pelo Handebol...


Hoje acordei as 5 da manhã, de um sonho que eu não gostaria de ter acordado. Depois disso chorei, fiquei lembrando, e fiz uma viajem ao passado. Sonhei que tinham convocado as antigas jogadoras de Handebol da minha cidade ( São João) para um jogo contra a cidade de Laranjeiras do Sul. Falaram que iriam ativar o time novamente mas que queriam apenas as jogadoras da época de 1995 a 1998. E eu estava entre elas. Nossa o quanto eu vibrei. Feliz da vida cheguei no ginásio novo. Encontrei a Patricinha, a Iliane, a Cris Hartmann, a Cris Vicentini. Os organizadores me deram a bola nova para experimentar. Nossa que sensação maravilhosa. Foi real demais. Até cola eu peguei na mão para segurar melhor. Então fomos nos arrumando. O vestiário parecia o antigo banheiro do Ginasião ( heheheh). Todo mundo se arrumando falando, eu procurando minhas meias. Era só felicidade. Então o prefeito da cidade, que não é nenhum que eu tenha conhecido até agora, nos chamou para conhecer a quadra. Eu entrei, e com minhas velhas joelheiras de cor preta e verde, me joguei no chão e falei: QUE MÁXIMO!!! Tudo bem que achei as dimensões um pouco pequenas....mas do que isso importava. Então o outro time chegou e nos posicionamos. Eu na ponta esquerda, Cris Hartmann de Armadora esquerda, Iliane de Central, Patricinha de Pivô, Cris Vicentini no gol, e não consigo me lembrar das outras duas ( ponta e armadora direita). Mas quando o jogo ia começar acordei...Nossaa qeu horrível. Fechei os olhos e disse volta, volta. Vamos continuar, Vamos Jogar. Mas nada, nem pegar no sono. Então chorei de saudade. Chorei pois a tanto não tinha um sonho bom e uma sensação tão boa.
Para quem não sabe, joguei Handebol dos 11 anos até os 18 anos. Parei por uma contusão grave no joelho ( ruptura de ligamento cruzado e menisco), e acho que foi castigo, pois não era para eu estar naquele jogo. Mesmo assim jogava umas partidinhas, e após operar até tentei voltar jogar na cidade onde fiz faculdade ( Palotina) mas não deu certo. Sempre amei esse esporte. E através dele aprendi muito sobre a vida.
Lembro de todo mundo com malas e colchões, arrumando eles atrás daqueles ônibus "super-confortáveis" da prefeitura. A viajem por mais longa que fosse, era muito divertida. Ao chegar montávamos nossos acampamentos em salas de aula, e era só festa, um quarto coletivo, onde carteiras de estudar viravam guarda-roupas. Que época maravilhosa.
Quando ganhávamos voltávamos gritando várias musiquinhas, já avisando que os campeões estavam chegando. Músicas como: " SOU DE SÃO JOÃO EU SOU E VIEMOS PRA LEVAR O PRIMEIRO O PRIMEIRO LUGAR" entre inúmeras outras que não lembro. Quando perdíamos, obviamente, chegávamos em silêncio.
Foram tantas coisas boas, mas nada superava a sensação de estar jogando. A sensação do gol. Das guerreiras saojoanenses dando o amor ao handebol ao máximo do primeiro ao último jogo.
Então, não poderia deixar de citar, apesar de essa pessoa não ter estado no meu sonho, que o maior culpado de nos fazer amar, de nos fazer vencer, foi nosso querido professor Maurício, o MAURICIÃO. Poderia compará-lo ao Felipe Scolari do Handebol. No meio de sua dureza como treinador, havia o carinho por seus jogadores. Ele sempre nos estimulou a darmos o máximo de nós. Acreditava em nós e em nossa capacidade. Mesmo que às vezes ele ficasse bravo com a gente. heheheh. Mas foi ele que fez o handebol de São João ser temido por muitos anos. Graças a disciplina que nos dava como jogadores. Depois dele, o handebol foi sumindo, sumindo....e não foi o mesmo. E quer saber nunca será.
Então aqui fica a minha saudade imensa de todas minhas amigas, companheiras, jogadoras daquele tempo ( se eu esquecer alguém, por favor me perdoem, mas a idade já está me afetando, mas enfim sinto falta de todas vocês): Cris Hartmann, Joanna, Luana, Andréia, Iliane, Patricinha, Patricia, Cris Vicentini, Odeneide, Grazi Wiesenhuter, Melina, Greice, Tati, Elenice ...ai tem muita gente, mas não consigo lembrar..... Enfim saudades daquele tempo e de vocês.
Ah, queria ter colocado uma foto real do time aqui...mas tenho apenas 1 que está em São João...:(

Fer